Resumo traduzido em português
Como escolher os fins certos :
É certo que há centenas de variações de templates de fins mas podes estreitar a tua escolha até uns três ou quatro estilos básicos .
Combinar as seguintes categorias com o teu peso e a pressão que causas na prancha podes tirar uma ideia de como estes modelos se comportam nas manobras.
Base larga, extremidade estreita: Geralmente para surfistas médio-leves ou surfistas mais leves que gostem de puxar com bastante forças os seus snaps . Na maioria dos casos, é ideal para quem quer sentir o seu surf muito solto no topo da onda, de fazer snaps rápidos e fechados.
Conclusão: Fins com base larga e extremidade estreita adicionam drive à velocidade e torna a prancha solta mas controlada.
Base larga, extremidade larga: São fins para surfistas grandes e pesados, que usam muita pressão na prancha. Geralmente considerados os fins com mais drive usados em ondas mais cavadas e profundas.
Conclusão: Fins de base larga e extremidade larga a prancha ganha projecção e fica mais presa.
Base média extremidade fina: Para surfistas leves e médio leves que preferem snaps e gostam de soltar o tail nas manobras.
Conclusão: Base média e extremidade fina permite sair rapidamente das curvas e torna a prancha muito solta.
Base média extremidade larga: Muito usado por surfistas de peso médio que gostam de sentir a prancha solta mas que continuam a querer muito drive. Este modelo permite projectar a prancha a partir do bottom da onda , partir em direcção ao lip e efectuar um enorme rasgão.
Conclusão: Na maioria dos casos estes fins cava mais profundamente as curvas mas desliza menos, o que é mais fácil fazer com uma extremidade mais estreita.
Fins traseiros: As quilhas dianteiras desempenham um papel de liderança propulsora, o que a quilha posterior complementa esse papel de propulsão, variar a sua configuração é um excelente modo de experimentar vários tipos de sensações numa prancha.
Para fazer com que uma prancha fique mais solta em ondas pequenas, coloca-se um fin mais pequeno, para ondas maiores ou cavadas aplicas o inverso.
Boas Surfadas
Shaper : Ivo Afonso
Sem comentários:
Enviar um comentário